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Pinterest terá medidas contra desinformação e discursos de ódio nas eleições

Pinterest terá medidas contra desinformação e discursos de ódio nas eleições

Plataforma exibirá, por exemplo, recomendações para que as pessoas pesquisem sobre as eleições nos sites oficiais

O Pinterest anunciou uma série de medidas contra fake news para as eleições de 2022. Entre elas estão as recomendações de pesquisas e a não monetização de conteúdos relacionados ao pleito. O objetivo, de acordo com a plataforma, é prevenir, identificar e impedir conteúdo nocivo, inclusive desinformação e discurso de ódio.

Além do Brasil, as medidas valem também para a Austrália, França e Filipinas, que também terão eleições neste ano.

O anúncio do Pinterest segue o caminho já adotado por outras plataformas. Recentemente, a Meta, proprietária do Facebook e o Instagram, informou que as duas redes sociais terão um canal de denúncias dedicado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a empresa, quando uma denúncia for recebida, a Meta fará a análise e, caso o conteúdo viole as políticas das plataformas, haverá a remoção.

Veja abaixo as medidas anunciadas pelo Pinterest:

Recomendações de pesquisa
Quando as pessoas pesquisarem termos como ‘votar’ ou ‘eleições’, o Pinterest exibirá uma recomendação de pesquisa com a seguinte mensagem: “Se você estiver procurando informações sobre as eleições de 2022, incluindo como e onde votar, acesse um site oficial”.

Limitação de conteúdos relacionados às eleições
Antes do dia da votação, a plataforma limitará as recomendações de pesquisa de conteúdo relacionado às eleições a alguns locais, como o feed inicial, os Pins relacionados, as notificações ou a área ‘mais ideias’ dentro de uma pasta.

Sem exceções para figuras públicas
O Pinterest garante que, nas diretrizes da comunidade, não há exceções para figuras públicas. Segundo a plataforma, se alguém publicar conteúdo que viole as políticas sobre desinformação, discurso de ódio, etc., o Pinterest informou que tomará as devidas providências, ‘independentemente de a pessoa ser ou não uma figura pública’.

Sem monetização de conteúdos eleitorais
A plataforma disse que, desde 2018, não aceita anúncios de campanhas políticas no Pinterest. Além disso, não monetiza conteúdo relacionado a eleições. Isso significa que não mostra nenhum anúncio quando procurar termos comuns relacionados às eleições, como nomes de candidatos, “locais de votação” e “voto”.

Fonte: Propmark