Estamos diante de um momento histórico e inédito na vida do Sinapro-Bahia. Quando, pela primeira vez, esta presidência é ocupada por uma representatividade do interior do Estado. Esse fato, na verdade, representa a culminância de um processo de interiorização que o Sinapro-Bahia já vem desenvolvendo há quase 10 anos, quando assumi a vice-presidência da entidade pela primeira vez.
Mas, integrar as agências do interior do Estado e da capital sempre foi um anseio do Sinapro-Bahia. E esse movimento sempre esteve claro, no sentido de realizar eventos integrativos que mobilizassem o mercado como um todo. Assim foi e assim continuará sendo!
Desde sempre, esta entidade lançou seu olhar para as questões do mercado publicitário, seja da capital, seja do interior. Cada um com suas questões muito diversas, a depender da região. E este tem sido um enorme desafio, não apenas em função das distâncias do nosso estado, que tem dimensões de um país do tamanho da França, mas também por causa da forte concentração da economia.
Para se ter uma ideia do que estou falando, em 2019, apenas 10 municípios concentravam metade de toda a riqueza gerada na Bahia: 50,6% do PIB estadual ou R$ 148,6 bilhões, de um total de R$ 293,2 bilhões. De lá para cá, isso não mudou.
Os desafios são muitos, mas motivação não falta. Nosso mercado sempre teve destaque no cenário publicitário nacional e vamos continuar impulsionando nossas associadas para alcançar voos maiores. Vamos prosseguir em busca de aprimorar, cada vez mais, nossa performance, através da capacitação, com parcerias de valor, novas ferramentas de trabalho, sempre com foco na profissionalização e na equidade em nosso setor.
Estamos vivendo um momento de recuperação da pandemia, que nos trouxe muitas dificuldades, mas que também abriu um mar de oportunidades. O importante é saber como vamos encarar esse novo cenário. Tivemos o rompimento das fronteiras geográficas, a possibilidade de ampliar nosso mercado e nossa força de trabalho. Além do que, a aceleração do digital nos exigiu uma velocidade de mudança e adaptação sem precedentes.
Sabemos que a comunicação está mais abrangente, focada em nichos para o consumo de mídia e fica mais evidente que, para que ela seja efetiva, o processo criativo é cada vez mais relevante. O trabalho feito com competência, a importância do planejamento estratégico e do planejamento de comunicação estão em evidência. Então, vamos reforçar nossos valores, mas buscar novos processos e desbravar esse oceano de novas possibilidades.
Por isso tudo, podemos dizer que hoje é mais uma etapa memorável na qual assumo também esse desafio. Para isso, pretendo contar com a inestimável ajuda da vice-presidente, Laura Passos, e de todos os meus companheiros e companheiras da diretoria.
Me dividir entre as minhas atividades empresariais na agência e as tarefas desempenhadas pela presidência, que agora assumo, não será fácil. Mas espero estar à altura de Vera Rocha, minha antecessora, e de todos os demais presidentes que também me antecederam.
Quero fazer um destaque especial e ressaltar aqui o trabalho de Vera Rocha, diretoria e equipe do Sinapro-Bahia. Estes anos de pandemia foram desafiadores para todos nós, pessoal e profissionalmente. Num momento tão difícil e inédito para todo mundo, o trabalho com diálogo e cooperação de uma entidade unida, forte e resiliente como o Sinapro-Bahia, nos ajudou na nossa adaptação, para uma reação rápida e, juntos, pudemos nos reinventar, não deixar a bola cair e mantermos o apoio aos nossos associados. Esse time não só se fortaleceu, como cresceu e estamos aqui seguindo em frente. E a condução firme e amorosa de Vera foi primordial para que isso acontecesse. A ela, o meu agradecimento.
Conto ainda com o imprescindível apoio da minha família que tanto amo. Minha mulher e minhas filhas. Espero que possa sempre compensá-las pelas minhas ausências por causa do trabalho com todo meu amor e o meu carinho.
Assumo com muita alegria, entusiasmo e vontade de realizar, junto com a nossa diretoria, nossa equipe e nossas associadas um trabalho colaborativo e com resultados vitoriosos para honrar os 34 anos de história do Sinapro-Bahia!
André Mascarenhas
Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia).
15 de junho de 2022