
MIT: Uso da IA “atrofia” o cérebro
O que foi estudado
O objetivo da pesquisa foi entender o impacto mental de usar o ChatGPT (ou seja, uma IA de linguagem) durante a tarefa de escrever redações. Para isso, os pesquisadores compararam três grupos:
Grupo ChatGPT: só podia usar o ChatGPT;
Grupo Pesquisa: usava apenas mecanismos de busca como o Google;
Grupo Cérebro: não podia usar nenhuma ferramenta externa, apenas o próprio conhecimento.
Depois de três sessões, houve uma quarta em que os grupos trocavam de condição para testar efeitos de continuidade e reversão.
Principais achados
Menor ativação cerebral com ChatGPT: o grupo que usou ChatGPT apresentou menor conectividade entre áreas do cérebro. Isso sugere menor esforço cognitivo e engajamento mental durante a escrita.
Quanto mais ajuda externa, menos o cérebro trabalha: quem escreveu só com o cérebro ativou mais regiões cerebrais. Quem usou Google ficou no meio do caminho. O uso do ChatGPT gerou a menor atividade neural.
O uso contínuo do ChatGPT “atrofia” o cérebro: mesmo quando os usuários de ChatGPT pararam de usar a ferramenta na quarta sessão (com a troca do método), seu cérebro continuou menos ativado do que o normal. O efeito negativo persistiu, numa espécie de “atrofia”.
Falta de apropriação e esquecimento: quem usou o ChatGPT teve mais dificuldade para lembrar o que escreveu e menos sensação de ter “escrito de verdade” o próprio texto. Muitos não conseguiam citar nem sequer uma frase do que haviam acabado de “produzir”.
Falta de originalidade: os textos feitos com ChatGPT ficaram muito homogêneos. Usaram os mesmos termos, estruturas e ideias, com pouca variação entre os participantes.
Começar primeiro pensando e depois com IA tem melhores resultados: quem usou só o cérebro nas primeiras sessões e depois passou a usar IA mostrou uma reativação parcial do cérebro, indicando que o esforço cognitivo inicial pode proteger contra os efeitos de “preguiça mental” da IA.
Um alerta
Usar IA para escrever pode até parecer útil no curto prazo, mas tem um custo: seu cérebro trabalha menos, você aprende menos, lembra menos e se sente menos dono do que produziu. E o efeito não desaparece logo depois que você para de usar a ferramenta.
Limitações importantes do estudo
Número limitado de participantes recrutados de uma área geográfica específica, vindos de grandes instituições acadêmicas localizadas muito próximas entre si.
O estudo foi realizado com o uso do ChatGPT e não podem ser generalizados diretamente para outros modelos de linguagem.
Pesquisas futuras também podem incluir o uso de LLMs com outras modalidades além do texto, como entrada por voz.
As descobertas foram focadas na tarefa de redação em um ambiente educacional, o que pode limitar a generalização para outros tipos de tarefas.