
Festejos juninos aquecem mercado publicitário no interior da Bahia
Período que movimenta a economia nordestina, principalmente nos setores de comércio, serviços e turismo, os festejos juninos atraem para as cidades do interior um grande número de pessoas. Esse movimento também é sentido pelo mercado de propaganda. De olho no incremento nos negócios, empresas e órgãos públicos investem em campanhas publicitárias para o período.
Para divulgar os festejos de São João e São Pedro, promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana, cidade localizada a 108 km de Salvador, a Artecapital Propaganda, agência associada ao Sinapro-Bahia, desenvolveu a campanha do Arraiá de Feira 2019. Mais de 40 atrações compõem a programação do evento que, além de Feira de Santana, agitou os distritos da Princesinha do Sertão: Maria Quitéria, Humildes, Tiquaraçu, Bonfim de Feira e Jaíba. Entre os artistas que se apresentaram estão nomes como: Genival Lacerda, Adelmario Coelho, Luan Estilizado, Del Feliz e Trio Nordestino.
Justamente por se tratar de uma festa em cinco distritos contemplando o São João e São Pedro – diferente de outras cidades que só realizam em uma das datas -, o mote da campanha assinada pela Artecapital é a “Maior festa junina do interior da Bahia”. Foram desenvolvidas peças para a veiculação em TV; spots para rádios, que também fizeram transmissão ao vivo da festa; outdoor nas estradas federais (BR 324 e 116) que cortam a região; backbus, com linhas na cidade e distritos; mídia programática e redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
A estratégia de divulgação do Arraiá de Feira 2019 começou com ação prévia nna Micareta de Feira, em abril de 2019. A agência também desenvolveu a decoração especial para as praças de Forró e Bonecos Gigantes para as entradas dos principais distritos.

Outra agência que desenvolveu campanhas para seus clientes voltados para os festejos juninos é a Lado B Propaganda, de Teixeira de Freitas, na região Extremo Sul do Estado. Um dos clientes da agência é a indústria de cosméticos Biocale Profissional, que aproveita o tema para idealizar nas mulheres a beleza ressaltada nas Festas de São João, através dos produtos da marca. As peças criadas são destinadas para as mídias digitais.

A agência também assina campanha focada nos festejos juninos para as redes sociais do Consórcio Nacional Nanuque (CNN), com sede nesta cidade, que fica em Minas Gerais.
