Compras na internet precisam de atenção e cuidado do consumidor
Quem nunca comprou pela internet ao menos conhece alguém que já comprou. O e-commerce (comércio eletrônico) e o social commerce (comércio nas redes sociais) já fazem parte da vida do consumidor e tiveram um crescimento colossal durante a pandemia. Um levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro, mostra que no Brasil, o e-commerce registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas.
Acompanhando esse crescimento, as fraudes, os descumprimentos de ofertas e os abusos contra os direitos do consumidor também se tornaram comuns durante essas transações eletrônicas. Uma pesquisa mostrou que o e-commerce sofreu 785 mil tentativas de ataque no primeiro trimestre de 2022, o que representa um crescimento de 23,6%, em comparação ao mesmo período no ano passado.
Ainda de acordo com essa pesquisa, entre as categorias de produtos que mais atraíram tentativas de fraude, os celulares representam 7,1% do total de vendas, em seguida estrão eletrônicos (7%), informática (5,4%), ar-condicionado (4,8%) e itens automotivos (4,7%).
Algumas dicas básicas auxiliam o consumidor durante as compras virtuais para não cair em pegadinhas: pesquisar e acompanhar os preços dos produtos antes de partir para a compra; desconfiar de promoções “incríveis”; verificar endereço físico do fornecedor; consultar o CNPJ da loja e confirmar sua validade junto ao site da Receita Federal.
Vale também tirar prints das ofertas, fazer negociação e conversas com o vendedor, exigir nota fiscal e/ou comprovante de pagamento, além de acordar com o vendedor o turno para entrega do produto. Para se proteger dos sites maliciosos, é importante consultar sempre a procedência dos endereços eletrônicos na plataforma www.consumidor.gov.br, no Reclame aqui ou no PROCON.
Fique alerta e caso sofra um dano, procure um PROCON mais próximo.
Iratan Vilas Boas, Advogado, Especialista em Direito do Consumidor e Diretor de Fiscalização do PROCON BAHIA.