logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos
Siga-nos

(71) 3354-4138

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Cidadella Center II, Sala 407

Seg - Sex 9.00 - 18.00

Pesquisa VanPro revela crescimento das agências baianas em 2024 e perspectivas positivas para 2025

Pesquisa VanPro revela crescimento das agências baianas em 2024 e perspectivas positivas para 2025

Sondagem realizada pelo Sinapro-Bahia e Fenapro indica que 41% das entrevistadas ampliaram a receita.

As expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas, segundo indica a nova edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sinapro-Bahia e FENAPRO, com 34 agências baianas associadas à entidade. De acordo com os dados colhidos em fevereiro de 2025, a percepção é favorável este ano na visão de 74% dos entrevistados.

Considerada um importante termômetro do setor e da gestão das agências de publicidade, a VanPro apontou que 41% das empresas locais aumentaram sua receita em 2024, enquanto 38% tiveram estabilidade de receita e 21%, queda.

Entre as empresas que registraram crescimento em 2024, 50% tiveram um aumento de receita de até 20% em relação a 2023. Para 28,6%, o crescimento foi de até 30%. Já 7% ampliaram a receita em até 40%, e o mesmo percentual (7,1%) relatou aumento superior a 50%. Outros 7,1% indicaram variação mais discreta, com crescimento de até 10%.

Perspectivas, desafios e novas tecnologias


A percepção dos entrevistados sobre o futuro foi melhor, se comparada à sondagem mais recente. A quantidade de empresas que veem perspectivas boas ou muito boas para os negócios foi de 74%, em comparação a 50% da última sondagem. Os que sinalizaram o cenário futuro como ruim caíram de 4,5% para 3%. Já as expectativas de manter estabilidade nos negócios caíram de 45% para 20% entre as agências entrevistadas nesta pesquisa.


Sobre os principais desafios a serem vencidos, 44% destacaram a gestão de processos e de equipes, seguidos por inovações tecnológicas e otimização da execução, com 41%. Gestão e as políticas de RH são desafiadores na avaliação de 35% das agências. A gestão do crescimento e criação de novos negócios foi destacada por 24% delas, e a gestão financeira e precificação, foram apontadas por 23%. A percepção dos entrevistados sobre o futuro foi melhor, se comparada à sondagem mais recente.

A quantidade de empresas que veem perspectivas boas ou muito boas para os negócios foi de 74%, em comparação a 50% da última sondagem. Os que sinalizaram o cenário futuro como ruim caíram de 4,5% para 3%. Já as expectativas de manter estabilidade nos negócios caíram de 45% para 20% entre as agências entrevistadas nesta pesquisa.


Sobre os principais desafios a serem vencidos, 44% destacaram a gestão de processos e de equipes, seguidos por inovações tecnológicas e otimização da execução, com 41%. Gestão e as políticas de RH são desafiadores na avaliação de 35% das agências. A gestão do crescimento e criação de novos negócios foi destacada por 24% delas, e a gestão financeira e precificação, foram apontadas por 23%.


Em relação ao uso da Inteligência Artificial nas agências, a pesquisa mostrou que 59% afirmam adotar ferramentas gratuitas e pagas; 23%, apenas as gratuitas;12%, apenas as pagas, enquanto 6% não utilizam. dia a dia das agências”, completa.

Para o presidente do Sinapro-Bahia, André Mascarenhas, os resultados reforçam a solidez do setor publicitário no estado. “Os dados mostram que as agências mantêm um ritmo consistente, investindo em inovação e acompanhando as transformações do mercado, como o avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor. O Sinapro-Bahia tem atuação constante para fortalecer esse movimento, com foco em qualificação profissional e suporte à gestão”, afirma.


Perfil das agências participantes

O perfil predominante dos participantes da pesquisa é similar ao das sondagens anteriores. Todas as respondentes são agências full-service. A maioria tem equipes de até 40 pessoas (92%) e a maior parte tem mais de 10 anos de existência (76%). Todas são associadas ao Sinapro-Bahia; 73%, ao CENP; 52%, a associações empresariais, e 3%, à Abradi.

Tal como em todas as sondagens VanPro feitas até hoje, o perfil de receita anual das empresas é mais diverso do que os outros fatores. A maior frequência é de agências com receita de até R$ 1 milhão, representando cerca de 59% das entrevistadas.

Aproximadamente 18% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 12%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 8%, entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 30 milhões representaram 3% dos respondentes.

Sobre a Pesquisa VanPro

A pesquisa Visão de Ambiente de Negócios – VANPRO é feita pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO desde 2017, e tem como principal objetivo medir e mapear o cenário atual e quais são as perspectivas para o futuro, além de conhecer as principais dores dos sócios e executivos de agências de todo o país. A pesquisa é realizada também com agências de outros estados. Esta edição contou com a participação de 256 agências de 18 Estados e do Distrito Federal.