logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos
Siga-nos

(71) 3354-4138

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Cidadella Center II, Sala 407

Seg - Sex 9.00 - 18.00

Pesquisa VanPro aponta desafios e oportunidades para agências baianas em 2024

Pesquisa VanPro aponta desafios e oportunidades para agências baianas em 2024

A nova edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sinapro-Bahia e Fenapro, junto a 22 agências no estado, com dados de agosto de 2024, apontou que 32% das agências baianas elevaram sua receita no primeiro semestre de 2024. 32% apontaram estabilidade na receita, e 36% registraram queda na comparação com os primeiros semestres de 2024 e de 2023.

As agências que cresceram até 30% foram 43%, o mesmo valor (43%) ampliaram a receita acima de 30%, e 14%, registraram aumento superiores a 40%. 

Sobre as perspectivas sobre o futuro, 50% das agências responderam que consideram o cenário futuro como bom ou muito bom, enquanto 45% projetam estabilidade e 5% têm uma previsão ruim.

Quando perguntadas sobre os três principais desafios, 50% das agências indicaram a gestão de pessoas e políticas de RH; 45% apontaram a gestão de crescimento e criação de novos negócios e 40% indicaram a gestão processos e de equipes.

Outros desafios são a gestão financeira e precificação mencionada por 32% dos entrevistados, e a inovação tecnológica e otimização da execução, apontada por 23% como sendo um dos principais desafios de sua agência.

O uso de ferramentas de automação e Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, já está sendo adotado por com 64% das agências. Já 18% pretendem implantá-las nos próximos três meses e 9% até um ano.

Ao avaliar a evolução no uso de automação e IA nos processos da agência, 64% conseguem observar impactos moderados e 32%, pequenos impactos. Já 4% não aplicam ferramentas de automação e IA.

Os tipos de impacto mais mencionados foram aqueles relacionados à automação do trabalho, com maior agilidade na execução de tarefas, bem como a melhoria na qualidade, fatores estes que estão permitindo tomar decisões mais bem embasadas e estratégicas.

O perfil predominante dos participantes da Bahia na pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. Todas as respondentes são agências full-service. 36% com equipe de 21 a 40 pessoas; 22% de 11 a 20 pessoas e 27% de 6 a 10.  41% têm mais de 21 anos de existência ou entre 11 e 20 anos (45%), e todas são associadas ao Sinapro-Bahia, e 54%% ao CENP.

Assim como em todas as sondagens VanPro realizadas até hoje, o perfil de receita anual das empresas é mais diversificado do que os outros fatores. A maior frequência é de agências com receita de até R$ 1 milhão, representando cerca de 49% das entrevistadas. Cerca de 18% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 18% entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões foram 9% das respondentes.

Além da Bahia, a pesquisa VanPro foi realizada em 19 outros estados e do Distrito Federal, num total de 221 agências participantes.