logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos
Siga-nos

(71) 3354-4138

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Cidadella Center II, Sala 407

Seg - Sex 9.00 - 18.00

Pensar ainda é de graça

Pensar ainda é de graça

Não sei se é verdade, mas um dia ouvi uma história de que durante a corrida espacial entre russos e americanos, os astronautas dos dois países se depararam com um problema em comum. A falta de gravidade fazia com que as canetas convencionais não funcionassem no espaço. Sem poder fazer registros das suas viagens, os americanos se dedicaram em pesquisas que custaram milhões para desenvolver uma caneta esferográfica capaz de escrever mesmo com gravidade zero. Problema resolvido.

Os russos, simplesmente levaram lápis.

Pode ser só uma piada para zombar os astronautas estadunidenses, mas essa história sintetiza bem uma das minhas maiores convicções: simplicidade é a mãe da criatividade.

E por mais que apresentações cheias de números, métricas e indicadores tentem dizer o contrário, é a criatividade que dá resultado nesse negócio chamado publicidade. 

Desde que comecei em propaganda, e isso já faz algum tempo, eu sempre trabalhei no mercado do interior. Conheço na prática as dificuldades dos prazos curtos e dos orçamentos mais curtos ainda. Mas procurei não me deixar levar pela tentação fácil de colocar a falta de grana como desculpa para fazer propaganda ruim.

Isso não é discurso para acomodar e aceitar as baixas remunerações. Não estou pregando a desvalorização de profissionais talentosos e essenciais para a boa propaganda. Pelo contrário, estou apelando para que colegas que atuam nesse mercado não se deixem abater pelas dificuldades que a gente já conhece há décadas.

A propaganda baiana feita no interior tem que assumir de uma vez por todas o seu lugar de protagonismo. Brigar para aparecer criativamente. Brigar pela qualidade de produção. Brigar para colocar coisa boa na rua, no ar e principalmente, nas redes, onde as barreiras impostas pelas verbas são menores.

Só não dá para brigar contra a realidade.

Às vezes vai faltar dinheiro. O que não pode faltar em um mercado é ideia. E pensar, graças a Deus, ainda é de graça.

Lucas Caires é Diretor de Criação e Sócio da Gente Propaganda.

É um dos criativos mais premiados em atividade na Bahia, tendo conquistado Medalhas no Colunistas, no Lusófonos Internacional, Festival de Gramado, Profissionais do Ano, entre outros.