On e Offline: Conexão definitiva
“A Revolução Cognitiva deu início à história, há cerca de 70 mil anos. A Revolução Agrícola a acelerou… A Revolução Científica, que começou há apenas 500 anos, pode muito bem colocar um fim à história e dar início a algo completamente diferente.” Yval Noah Harari
No seu livro Sapiens, o Professor Harari conta como essas três revoluções afetaram os seres humanos e o ecossistema mundial. Como profissionais de propaganda, e sem pretensões, procuramos abordar aspectos sobre como a Revolução Digital vem mudando o mundo desde a chegada da Internet, na década de 1990.
O que me fez escrever sobre este assunto foi a aceleração das mudanças na vida das pessoas e empresas, mais percebidas com a Pandemia da Covid19, dado o isolamento social e trabalho home office. Também me impactou uma palestra de Martha Gabriel, onde ela descreve como vê o mundo on e offline.
Nos últimos dez anos, as mudanças no mundo digital tornaram-se mais marcantes e aceleradas. As empresas, a cada nova ferramenta ou canal de comunicação que surgia, entenderam a magnitude das transformações.
A comunicação ON tornou-se indispensável e selou o fim da separação ON e OFF. A Internet ficou acessível no celular e as pessoas passaram a trabalhar, estudar e curtir o lazer no mobile.
Os smartphones incorporaram novas funções, permitindo a transmissão de vídeos, a mensagem de voz, a gravação de momentos vividos em tempo real e seu instantâneo compartilhamento.
Banda Larga: Novo Salto
A Banda Larga foi a tecnologia decisiva para um novo salto. Antes, nós precisávamos gravar o conteúdo em um meio físico e levá-lo para o destinatário.
A Banda Larga nos levou a toda parte. É o efeito do processo ubíquo, que se caracteriza pela possibilidade de estarmos em uma reunião em Beijing, falarmos com uma pessoa em casa e dialogarmos com alguém no Rio. Atualizamos Jules Verne. Fizemos a volta ao mundo em 80 minutos. Outro passo foi a Banda Larga Móvel, que permitiu às pessoas se deslocarem carregando consigo suas conexões.
A integração ON e OFF cresceu, e se expandiu exponencialmente com a Banda Larga Móvel, dentro da pasta de homens, bolsas de mulheres e mochilas de jovens.O celular se tornou indispensável e, hoje, existem 6 bilhões de celulares no mundo.
Segundo Martha Gabriel, não existe mais on-line e off-line. A soma dos dois é o one line. É o que ela chama de cibridismo. Cíbrido é o cyber híbrido. É um corpo formado de duas partes que coexistem. Essas duas partes são a humana e a tecnológica. Juntas, facilitam a vida das pessoas.
Cibridismo
Trazer esse conceito de cibridismo para a atividade publicitária significa pensar a comunicação mais que integrada, cíbrida, o que implica numa formação acadêmica diferente da que temos hoje, no rever a “arquitetura do negócio da propaganda” e numa ampla requalificação dos profissionais.
É uma reinvenção do pensar de forma “global”, de uma globalidade multifacetada, pois temos de atingir públicos múltiplos, em múltiplos locais e através de múltiplos canais. O desafio é buscar definir “mensagens criativas e abrangentes” para o público-alvo e traduzi-las para cada cluster, isoladamente.
As ferramentas desenvolvidas pelo ser humano, não serão capazes de criar estas mensagens automaticamente. O publicitário continuará indispensável para criá-las.
Hoje, é hora de dar o salto para a Comunicação One Line. É mais um avanço tecnológico, que muda nossa forma de se comunicar, de criar e de viver.
Vera Rocha Dauster
Presidente do Sinapro-Bahia e CEO da Rocha Comunicação