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Inovação em Gestão: O Principal Fator de Competitividade Empresarial

Inovação em Gestão: O Principal Fator de Competitividade Empresarial

Num ambiente extremamente competitivo, a maior prioridade de qualquer empresa deveria ser a inovação na forma de gerenciamento. Os avanços tecnológicos são rapidamente imitados e comprados. A inovação em gestão é extremamente rentável por ser muito mais difícil de copiar e desenvolver. Inovação em gestão é a mudança na forma como os gestores fazem o que fazem numa forma que aumente o desempenho empresarial.

Ela produz uma vantagem competitiva quando é baseada num princípio inovador que desafia ortodoxias consolidadas, quando é sistêmica e não pontual e quando é parte de um processo contínuo que se aperfeiçoa ao longo do tempo. Claro que nem toda inovação em gestão trará resultados.

Afinal, ela é um jogo de números: quanto mais você fizer, maior a chance de coletar um resultado extremamente bom. E para que tenha efetividade em sua aplicação, a inovação em gestão deveria responder a pelo menos uma dessas três perguntas: Como acelerar a velocidade da renovação estratégica? Como tornar a inovação o trabalho de todas as pessoas, todos os dias? Criar um ambiente de trabalho altamente engajador que inspira as pessoas a darem o melhor de si?

 Acelerar a renovação estratégica diz respeito a criar um processo de gestão que continuamente gere dezenas de novas opções estratégicas para que não se chegue num “beco sem saída”; que informações que incomodam não são ignoradas ou refutadas, num processo de negação e que haja a realocação de recursos de iniciativas antigas para iniciativas que realmente focam no futuro. Tornar a inovação o trabalho de todas as pessoas, todos os dias, significa desenhar práticas, processos e incentivos para que todos os indivíduos na empresa se envolvam no trabalho da inovação e que sejam equipados com ferramentas que potencializem a criatividade.

A isso, soma-se o cuidado de assegurar que as crenças da empresa não tolham a inovação e que ideias diferentes tenham pelo menos a oportunidade de provar seu valor. E também criar o tempo e espaço para a inovação de base ao mesmo tempo que a empresa precisa andar na velocidade máxima para dar conta de seus resultados e desafios presentes.

Criar um ambiente de trabalho altamente engajador que inspira as pessoas a darem o melhor de si significa aumentar o escopo da liberdade da equipe com menos gerenciamento direto e sem sacrificar o foco, disciplina e ordem; valorizar o espírito de comunidade na empresa como mecanismo de coordenação, em vez das engrenagens da burocracia e ampliar o senso de missão das pessoas na organização, de uma forma que justifique contribuições pessoais extraordinárias. Como você tem respondido a estes três desafios na gestão da sua empresa ou da sua área?    

Fernando Braga, consultor e fundador da Delta Consulting