logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos
Siga-nos

(71) 3354-4138

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Cidadella Center II, Sala 407

Seg - Sex 9.00 - 18.00

É preciso enxergar para além do dial

É preciso enxergar para além do dial

É no ambiente digital onde residem os maiores desafios mas também as maiores oportunidades para muitas empresas – especialmente a partir desta nova realidade a que fomos apresentados a partir da pandemia. E como profissional ligado ao meio rádio isso não poderia ser mais verdadeiro. Nunca a relevância do rádio foi colocada à prova como nos dias atuais – como também a nossa capacidade para enxergar para além do dial e ser criativo e certeiro nas iniciativas a partir de então.

A partir da pandemia muitas das várias mudanças tecnológicas que estavam por vir foram antecipadas de tal forma que perdermos a oportunidade de nos preparar adequadamente. A curva de aprendizado necessária para interpretar corretamente as sinalizações das mudanças nos hábitos de consumo da população passou a ser artigo de luxo.

De uma hora para outra, tudo foi acelerado, antecipado, “imposto”. A atuação em ambientes digitais passou a ser não mais uma opção mas um complemento indispensável na distribuição e produção de conteúdo para diversos veículos de comunicação – além de uma porta para novas fontes de receitas. E com o rádio não poderia ser diferente: as vendas de formatos digitais cresceu muito a partir de então. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Inside Radios (portal norte-americano de notícias especializado no meio), somente nos EUA o digital já representa para as emissoras mais de 20% da receita total de anúncios.

E como um movimento natural de toda tendência, por aqui, muitas são as rádios Brasil afora que começaram a incluir em seu portfólio diferentes formatos comerciais que extrapolam o dial: sejam vídeos, anúncios gráficos em geral, banners e outras entregas em seus apps e/ou sites, publicidade em streaming, podcasts, playlists temáticas e outros tipos de conteúdo on-demand… ou seja, o caminho para a monetização no digital vem se consolidando no nosso segmento.

E na esteira desse movimento, uma única certeza:  a de que uma transformação profunda no meio rádio está apenas começando.

Luis Moreira – Diretor de Operações – Salvador / Recife da NOVABRASIL FM