
As idiossincrasias do mercado local
Quem atua no mercado publicitário local conhece suas idiossincrasias, detalhes, dores e delícias – e isso é um diferencial competitivo sobre quem só conhece as regiões por alto. A gente precisa falar sobre isso.
Eu sempre acreditei que a comunicação precisa ser verdadeira para funcionar bem e o marketing regionalizado pode construir, sim, um movimento de respeito à cultura local. É nesse caminho que os anunciantes estão buscando a vivência diária das agências regionais, o relacionamento com parceiros, veículos e fornecedores locais de pequeno e médio porte.
Recentemente, a Tuppi Criatividade, uma agência original de Salvador, criou uma campanha conjunta para dois grandes anunciantes nacionais, as marcas Comfort e OMO. Um lançamento que estampa a nossa identidade, fala a nossa língua e vem trazendo resultados expressivos nos supermercados de todos os nove estados nordestinos.
É evidente que as agências baianas conhecem bem o Festival de Verão e o Carnaval de Salvador, mas o que a gente domina mesmo, é a comunicação que acontece durante o ano todo, feita para quem compra aqui porque vive aqui. Por isso, eu admiro muita iniciativa de reunir duas marcas fortes da Unilever para lançar um combo especialmente pensado para o público nordestino, com uma estratégia e criação feitas por nós, que somos daqui. Isso se deve ao crescente movimento de regionalização da comunicação e, principalmente, à presença de profissionais de marketing sensíveis e conectados com o que realmente vende: a genuinidade.
Quem escolheu trabalhar aqui no Nordeste, sabe que é possível produzir um bom filme, criar um jingle chiclete, fazer um shooting bem-feito, uma arte impactante e uma ação promocional que se adapta às diversas capitais. A gente só precisa mostrar isso para o Brasil todo! Por isso, eu fico muito feliz em poder compartilhar com o nosso mercado, a realização dessa campanha. Afinal, é necessário movimentar a nossa economia criativa e exaltar a importância da busca por agências regionais como uma forma de entender verdadeiramente os consumidores daqui.
A gente sabe fazer direito!
Só precisamos que o briefing chegue na nossa mão.
Lucas de Ouro é Sócio-diretor de Criação da Tuppi Criatividade e Diretor Secretário do Sinapro-Bahia