Durante a realização do Fórum de Propaganda, em dezembro de 1997 na Praia do Forte, foi sugerida a criação de uma entidade que reunisse todos os segmentos do mercado, em torno de um objetivo comum. Naquele encontro ficou claro que interesses divergentes não seriam o melhor caminho para se planejar o futuro de nossa atividade. Assim nasceu a ABMP, reunindo agências de propaganda, veículos e fornecedores, com o único objetivo: Promover ações voltadas para promover o crescimento do mercado local. Uma comissão provisória foi formada para redigir o estatuto e legalizar a entidade, através de registro no 2º Cartório de Títulos e Documentos da Cidade de Salvador, sob o nº 03.030.754/0001-82 de Pessoas Jurídicas.
Durante o ano de 1998 e 1999, a ABMP traçou um plano de trabalho e efetivamente definiu o seu campo de atuação. Inicialmente, foram convidados para compor a diretoria, representantes do mercado local e representantes de outras entidades do mercado publicitário, como ABAP-BA e SINAPRO – Sindicato das Agências de Propaganda.
Com o objetivo de ampliar sua atuação, em 2004 a ABMP deu inicio a sua expansão regional e, em 16 de julho, fundou o capitulo Sul em Itabuna. Em 2005, foram fundados os Capítulos Feira de Santana e Oeste em Barreiras. Neste mesmo ano, foi assinado um acordo de parceria com o CENP. E em 2006, foi fundado o Capítulo Sudoeste em Vitória da Conquista. Hoje a ABMP possui um total de 49 associados.
Também em 2006 foi lançado o prêmio ABMP, evento realizado anualmente, no Dia Mundial da Propaganda (04 de dezembro) e que tem por objetivo destacar o trabalho de profissionais que atuam nos departamentos de marketing de anunciantes, dirigentes de veículos de comunicação, agências de propaganda da capital e interior, e fornecedores de serviços de comunicação.