
DEFININDO VALORES “PRA VALER”
Por Fernando Braga Fundador da Delta Consulting
Sua equipe segue os valores e atitudes esperadas na sua empresa? As pessoas têm isso claro em suas mentes?
Um primeiro passo efetivo para isso é uma boa escolha de valores e uma definição clara deles.
Valores bem definidos são claros e facilmente associados a ações e decisões esperadas no cotidiano.
Quando a Patagonia fala de qualidade, por exemplo, traduzem desta forma”: “fabricar o melhor produto, oferecer o melhor serviço e melhorar constantemente tudo o que fazemos. O melhor produto é útil, versátil, duradouro, reparável e reciclável. Nosso ideal são produtos regenerativos que devolvem à terra tanto quanto retiram dela.”
Além de dizer o que se espera, a empresa coloca isso de forma muito particular, convergente com a sua identidade e seu propósito, sua razão de ser. O que traz mais uma característica de bons valores: sua distinção com relação ao mercado. Mesmo um valor “comum” como o de “qualidade” pode ter uma característica especial.
A Microsoft, em 2018, se recusou a vender sua tecnologia de reconhecimento facial à polícia da Califórnia, preocupada com possíveis violações de direitos humanos e privacidade enquanto não houvesse uma regulação clara para o uso desse tipo de tecnologia.
Aqui, mais um elemento aparece: o da escolha. Bons valores significam escolhas fortes sobre a operação. Neste caso, a Microsoft leva ao extremo de recusar-se a vender uma solução a um cliente, por potencialmente ir contra seus três valores: respeito, integridade e responsabilidade.
Outra qualidade de um bom valor é sua universalidade. Bons valores são para toda a organização, em diversos contextos, áreas e níveis hierárquicos. Esse ponto se conecta com a essencialidade, que é a real conexão com o que é necessário para enfrentar os desafios e transformações da sociedade, da economia e dos mercados em que está inserida.
Um exemplo disso é a Nike, que tem sua cultura fortemente orientada pela inovação. A empresa realiza reuniões periódicas de brainstorming, incentivando as pessoas a compartilharem ideias para desenvolvimento nos centros de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, seus designers dialogam constantemente com atletas para compreender como melhorar os produtos e aumentar a satisfação dos clientes.
Além disso tudo, existe um debate se devem ser representados por uma palavra, por poucas palavras, por frases, parágrafos… O que é importante é que sejam comunicados de forma clara e que as pessoas possam tê-los em mente facilmente. Nesse sentido, usar uma palavra ou uma frase e traduzi-las num conjunto de atitudes parece ser a melhor prática.
Resumindo:
- Associe os valores a ações e decisões práticas.
- Explore cuidadosamente como os valores refletem características distintivas de sua empresa.
- Avalie se os valores refletem as escolhas difíceis que sua empresa precisa fazer ao longo do tempo.
- Avalie se os valores valem para todas as pessoas e relações.
- Defina os valores de uma forma que toque nos pontos essenciais para enfrentar os seus desafios e transformações.
- Escreva os valores além de palavras, numa descrição mais completa, mas não muito longa. O objetivo é que seja um guia claro e útil para as pessoas.
Artigo reproduzido de blog.deltaconsulting.com
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