logo
Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia.
Rua Senador Theotônio Vilela, número 110, Edifício Cidadella Center II, Sala 407, Brotas Salvador- Bahia
(55) 71 3354 4138
sinaprobahia@sinaprobahia.com.br
Siga-nos
Siga-nos

(71) 3354-4138

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Cidadella Center II, Sala 407

Seg - Sex 9.00 - 18.00

DEFININDO VALORES “PRA VALER”

DEFININDO VALORES “PRA VALER”

Por Fernando Braga Fundador da Delta Consulting

Sua equipe segue os valores e atitudes esperadas na sua empresa? As pessoas têm isso claro em suas mentes?

Um primeiro passo efetivo para isso é uma boa escolha de valores e uma definição clara deles.

Valores bem definidos são claros e facilmente associados a ações e decisões esperadas no cotidiano.

Quando a Patagonia fala de qualidade, por exemplo, traduzem desta forma”: “fabricar o melhor produto, oferecer o melhor serviço e melhorar constantemente tudo o que fazemos. O melhor produto é útil, versátil, duradouro, reparável e reciclável. Nosso ideal são produtos regenerativos que devolvem à terra tanto quanto retiram dela.”

Além de dizer o que se espera, a empresa coloca isso de forma muito particular, convergente com a sua identidade e seu propósito, sua razão de ser. O que traz mais uma característica de bons valores: sua distinção com relação ao mercado. Mesmo um valor “comum” como o de “qualidade” pode ter uma característica especial.

A Microsoft, em 2018, se recusou a vender sua tecnologia de reconhecimento facial à polícia da Califórnia, preocupada com possíveis violações de direitos humanos e privacidade enquanto não houvesse uma regulação clara para o uso desse tipo de tecnologia.

Aqui, mais um elemento aparece: o da escolha. Bons valores significam escolhas fortes sobre a operação. Neste caso, a Microsoft leva ao extremo de recusar-se a vender uma solução a um cliente, por potencialmente ir contra seus três valores: respeito, integridade e responsabilidade.

Outra qualidade de um bom valor é sua universalidade. Bons valores são para toda a organização, em diversos contextos, áreas e níveis hierárquicos. Esse ponto se conecta com a essencialidade, que é a real conexão com o que é necessário para enfrentar os desafios e transformações da sociedade, da economia e dos mercados em que está inserida.

Um exemplo disso é a Nike, que tem sua cultura fortemente orientada pela inovação. A empresa realiza reuniões periódicas de brainstorming, incentivando as pessoas a compartilharem ideias para desenvolvimento nos centros de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, seus designers dialogam constantemente com atletas para compreender como melhorar os produtos e aumentar a satisfação dos clientes.

Além disso tudo, existe um debate se devem ser representados por uma palavra, por poucas palavras, por frases, parágrafos… O que é importante é que sejam comunicados de forma clara e que as pessoas possam tê-los em mente facilmente. Nesse sentido, usar uma palavra ou uma frase e traduzi-las num conjunto de atitudes parece ser a melhor prática.

Resumindo:

  1. Associe os valores a ações e decisões práticas.
  2. Explore cuidadosamente como os valores refletem características distintivas de sua empresa.
  3. Avalie se os valores refletem as escolhas difíceis que sua empresa precisa fazer ao longo do tempo.
  4. Avalie se os valores valem para todas as pessoas e relações.
  5. Defina os valores de uma forma que toque nos pontos essenciais para enfrentar os seus desafios e transformações.
  6. Escreva os valores além de palavras, numa descrição mais completa, mas não muito longa. O objetivo é que seja um guia claro e útil para as pessoas.

Artigo reproduzido de blog.deltaconsulting.com
LinkedIn www.linkedin.com/in/fernando-braga-e-silva e