
Como a IA está impulsionando a produtividade no dia a dia das agências de publicidade
Kenneth Corrêa – Especialista em dados, Inteligência Artificial e Metaverso
Você com certeza está ouvindo falar de Inteligência Artificial (IA) todos os dias, e o dia todo. Essa tecnologia revolucionária está transformando diversas áreas, desde a saúde até a educação. E é claro que com as agências de publicidade não seria diferente. A IA está impulsionando a produtividade e eficiência no dia a dia dessas empresas, e como diretor de estratégia da 80 20 Marketing e entusiasta de tecnologias emergentes, tenho acompanhado de perto essa transformação.
Na 80 20 Marketing, temos incorporado a IA em diversas etapas do nosso processo criativo e estratégico. Utilizamos ferramentas de IA para a elaboração de personas, criação de mockups detalhados e geração de textos para anúncios direcionados a cada público-alvo. Além disso, a IA nos auxilia na ideação de nomes de produtos e empreendimentos, bem como na definição de estratégias de comunicação com nossa equipe criativa. A análise de dados também se tornou mais ágil e precisa com a ajuda da IA permitindo-nos extrair insights valiosos a partir de arquivos CSV ou até mesmo com o Copilot dentro do Microsoft Excel.
A criação de conteúdo também tem sido beneficiada pela IA. Utilizamos ferramentas para gerar políticas, artigos, editais e planejamentos de forma mais rápida e eficiente. Além disso, a IA nos auxilia na discussão de estratégias, realizando análises SWOT e fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões.
No dia a dia da agência, a IA também está presente em tarefas mais corriqueiras, como a correção ortográfica de textos e e-mails, a geração de relatórios e a tradução de conteúdos. Isso nos permite economizar tempo e recursos, mantendo a qualidade do nosso trabalho.
Essas são apenas algumas das muitas maneiras como a IA está impulsionando a produtividade no dia a dia da 80 20 Marketing. Os resultados têm sido impressionantes, e estamos constantemente buscando novas formas de incorporar essa tecnologia em nossos processos.
No entanto, é fundamental ressaltar que a IA não substitui o talento humano. Pelo contrário, ela potencializa nossa criatividade e expertise. Cabe a nós, profissionais do mercado de mídia, marketing e publicidade, abraçar essa tecnologia e utilizá-la de forma estratégica para impulsionar nossos resultados.
A revolução da IA na publicidade está em pleno vapor. Na década passada, algumas agências acabaram perdendo o bonde da transformação digital, mas agora não podem se dar ao luxo de errar novamente. É hora de se atualizar, experimentar e descobrir como a IA pode turbinar a produtividade da sua agência. O futuro é agora, e ele já está sendo impulsionado pela Inteligência Artificial.