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Por que investir em Comunidades Digitais?

Por que investir em Comunidades Digitais?

Vivemos um cenário desafiador para as marcas com a era do fim dos cookies e a dificuldade em adquirir dados na internet de forma livre.  Para conhecer e se conectar com o seu cliente, precisarão trabalhar em ambientes em que seja proprietária dos dados gerados e, apesar das redes sociais terem se tornado um local fértil para troca de experiências, tamanha popularização amplificou o ruído da informação e a curadoria por temas e assuntos relevantes se torna cada vez mais difíceis.

Nesse contexto, observamos um comportamento curioso, visto no surgimento da internet: voltamos a buscar fóruns e grupos de discussão baseados em afinidades e, neste ponto, que as Comunidades Digitais ganham relevância.

Comunidades digitais são grupos de pessoas ligadas por um objetivo comum, em um mesmo ambiente e com participação ativa de todos, contribuindo para troca de informações e experiências de acordo com seu nicho. Por serem ambientes próprios das empresas, todos os dados primários gerados são de sua posse, representando uma base sólida e fértil para sua comunicação. Estes dados primários viabilizam conhecimento do público, sem depender de plataformas terceirizadas, o que tem feito as marcas investirem recursos na geração e nutrição destes ambientes. Além disso, são uma força importante de Used Generated Content (UGC) e alimentam o ecossistema de informações, o que é valioso para as empresas do ponto de vista de volume e produção de conteúdo.

Todos esses pontos fizeram o MKT caminhar de forma natural para estratégias a longo prazo que envolvam as comunidades dentro do funil de conversão e mix de recursos. A LEGO, por exemplo, possui uma comunidade do tipo “Produto”, com mais de 1milhão de pessoas ativas, e a utiliza para insights de ideias e produtos. Já o Nubank possui uma comunidade do tipo “Suporte”, com milhares de usuários ativos que se engajam a partir de programas de gamificação. Ah, e não podemos deixar de lado a Sephora, gigante no mercado da beleza e que conta com mais de 6 milhões de membros em sua comunidade.

E qual o grande segredo para tamanho engajamento nestas comunidades? Propósito claros, conteúdo autêntico, que faz sentido na vida das pessoas, gerando a sensação de pertencimento, além de um trabalho intenso de gestão da comunidade, feito pelo profissional de Community Manager.

Se você se inspirou, uma forma de começar é utilizar locais gratuitos na sua estratégia e, quando a Comunidade evoluir, investir em um local estruturado, o que irá possibilitar a indexação de conteúdos, criação e gestão de eventos, explorando os mais variados formatos.

Lembre-se: com tanta informação disponível, nos buscamos pela conexão e experiência.

Onde você apostará as suas fichas?

Rebecca Lopes Lyrio

Consultora e Especialista em Branding e Growth MKT, Co-founder da Hackel e Grupo txtoH. Professora em cursos de MBA, pós-graduação e in-company de Mídias Digitais e RP. MBA em Branding e Growth MKT (PUC) e Big Data (ESPM).