O poder dos PDV’S na tomada de decisão de compra só aumenta
O aumento das decisões de compra nas lojas está diretamente relacionado a uma mudança de comportamento do consumidor. As lojas deixaram de ser apenas um lugar de compra, tornando-se também um espaço de entretenimento e experiência. Com isso, as empresas passaram a investir cada vez mais em suas lojas físicas, transformando-as em verdadeiras mídias.
Um relatório de insights da TKM Consultants do ano passado descobriu que o PDV é “mais influente” do que a publicidade na TV, no rádio e na imprensa . Segundo alguns cálculos, surpreendentes 75% das nossas decisões de compra são tomadas na loja, destacando como a compra por impulso perturba o processo normal de tomada de decisão do consumidor, destacando o lado emocional e auto gratificante. Por isso, o chamado POP (Point of Purchase) tem se tornado uma estratégia cada vez mais importante para as empresas. Ele se refere a todas as ações realizadas no ponto de venda para influenciar a decisão de compra do cliente. É um equívoco comum pensar que o trabalho de marketing é concluído assim que o cliente entra na loja. Pensar dessa forma pode custar vendas, diminuir as taxas de conversão e reduzir a probabilidade de visitas de retorno.
Dessa forma, é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências e inovações do mercado para criar experiências de compra cada vez mais satisfatórias e atrativas para o consumidor. Afinal, a loja física não pode mais ser vista apenas como um lugar de venda, mas como um ambiente que proporciona uma experiência de compra única e exclusiva.
Inovar em cross-mídia, sistemas de venda, CRM e pagamento, multiplicando seus canais de venda é imprescindível nos dias de hoje. O consumidor é omnichannel, ele transita por diversas plataformas, e as marcas que se adequarem, ajustando sua linguagem de forma personalizada aos formatos e às linguagens destas plataformas sairão na frente. As vendas serão multifacetadas entre os diversos canais.
A loja física tem um poder de gerar uma experiência incrível da marca. E cada dia que passa o consumidor é mais influenciado nos locais de compra, isto é, ele toma a decisão da compra de determinado produto e marca, mas acaba escolhendo um outro local e momento mais conveniente para efetivação da compra, como em casa no final de semana por exemplo.
Hoje o publicitário e cenógrafo agrega valor ao projeto final de uma loja juntamente com o arquiteto. E os arquitetos se debruçam sobre estudos dos shoppers profundamente, ampliando seu conhecimento no intuito de aplicar soluções que atendam as reais demandas do público-alvo.
Devido ao arcabouço de tipos de mídia no local de compra, é difícil saber se o aumento das decisões tomadas no local de compra é resultado das ações de propaganda e promoção na loja ou se o aumento da propaganda na loja resulta de tentativas de captar a diversidade de atitudes do consumidor em relação às compras e obter vendas em consequência do aumento na tomada de decisões in loco. Reflita! Até terça que vem, Axé!
Adriano Sampaio, CEO da Duplamente Pesquisas de Mercado