Taipa é uma técnica de construção que acompanha a humanidade há milhares de anos, nas mais variadas partes do mundo, desde a forma rudimentar, marcadamente presente nas paisagens do interior das regiões Norte e Nordeste do Brasil, até as formas mais modernas, ressignificadas pela Arquitetura Sustentável do nosso tempo.
Fundamentalmente, trata-se de uma tecnologia que reúne vários atributos: é sustentável, pois não envolve recursos externos e não-renováveis, mas materiais do lugar (barro e varas); é fácil de ser executada, sendo dominada por pessoas do próprio território; resulta numa habitação adaptada às condições locais, com conforto térmico e acústico (especialmente nas condições do interior do Nordeste, constitui um aspecto importante, considerando as elevadas temperaturas) e entrega, em tempo relativamente rápido, uma moradia durável.
É verdade que as habitações de Taipa foram inscritas em imagens que ilustraram as formas sociais da pobreza e da miséria no interior do país por muito tempo, ainda assim, suas aplicações e propriedades não podem ser ignoradas e explicam, seguramente, o resgate e disseminação da técnica para novos padrões habitacionais, explorados largamente pela Arquitetura em nichos de mercado bastante promissores.
Mas a ideia da Casa di Taipa resgata uma ligação, uma relação do ser humano com a terra. Uma comunicação integral, que parte de uma realidade que pouco separa na relação homem-natureza. A Taipa é a emergência da resposta que os seres humanos apresentaram a parte das suas contingências, a partir do que dispõe no lugar onde vivem. Foi juntando barro e paus, dando forma à moradia, ao espaço de proteção e reprodução da família, que homens e mulheres avançaram no percurso sócio-histórico que viveram em determinadas condições.
A ideia de Taipa é, portanto, essa comunicação efetiva com o local, com a vitalidade deste espaço, com os recursos que se tem mediados com a energia criativa, original e resolutiva para a gente deste lugar.
A Casa di Taipa procura sempre fazer o encontro desse histórico, desse legado e aprendizado, transformando a carga cultural humana, construída no seu território ao longo do tempo, em novas formas de expressão, de comunicação, ressignificando os sentidos. Sentidos que são novos, mas que não ignoram o chão e a energia de onde brotam.
CASA DI TAIPA PROPAGANDA
RUA SETE DE SETEMBRO, 373 – CENTRO
GUANAMBI – BAHIA CEP: 46.430-000
FONE: (71) 9 8195-9070
E-Mail: leodias@casaditaipa.com.br
LEO DIAS
Site: www.casaditaipa.com.br
Instagram: @casa.ditaipa